segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Mestre de Esgrima



A obra “ O Mestre de Esgrima” de Arturo Pérez – Reverte, relata a história dum mestre de esgrima conceituado que vivia um pouco “desligado” da vida política e apenas se concentrava nas lições de esgrima que dava aos seus alunos, entre os quais Luís de Ayala. Num certo dia, uma mulher bela e misteriosa, de nome Adela de Otero, pede a Don Jaime que lhe dê aulas de esgrima. A partir deste momento, o romance torna-se quase um policial, pois Luís de Ayala e Agapito Cárceles morrem, Adela de Otero “desaparece” e D. Jaime descobre que isto tudo aconteceu devido às cartas que Ayala lhe confiou. É então que Adela de Otero reaparece em casa de D. Jaime e lhe conta tudo o que se passou: que foi ela e uns malfeitores que mataram aquelas vítimas porque precisavam desses documentos para que se evitassem escândalos políticos.
No entanto, faltava uma carta necessária....
O final da história fica por contar, é claro, para quem quiser seguir esta leitura que não é só destinada a apreciadores da arte do florete.

Sem dúvida que foi uma obra impressionante e que me surpreendeu pela sua imprevisibilidade, pois eu pensava que a obra se iria basear numa história romântica entre um velho homem e uma jovem senhora, e de repente, o romance torna-se num enigmático policial.

5 comentários:

  1. Olá Rodolfo

    Também eu achei a história surpreendente e muito bem contada. Já tinha ouvido falar deste autor?

    Há várias obras suas adaptadas ao cinema (creio que três). Veja lá se descobre quais são e informe-me aqui.

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  2. Bem, pelo que sei ele é um jornalista.

    Em relação às obras que foram adaptadas ao cinema, o wikipedia.org refere 10 no total, no entanto, as três mais conhecidas deverão ser decerto:

    - The Ninth Gate(1999), baseado na obra El club Dumas;

    - El Maestro de Esgrima(1992), baseado na obra El maestro de esgrima;

    - Alatriste(2006), baseado na série de obras Las aventuras del capitán Alatriste.

    Penso que sejam estes três os filmes que a professora estaria a pensar.

    ResponderEliminar
  3. É isso, rapaz! Falta uma: A Tábua de Flandres. Uma história policial à volta de um quadro que representa um jogo de xadrez. Bem interessante.

    Para ler mais tarde, quem sabe...

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  4. No 1º período tambem li este livro, e foi um livro que me cativou pois ao inicio pensava num fim para a história mas com o desenrolar da acção vim a reparar que o fim era completamente diferente daquele que eu tinha imaginado, e foi isso que cativou o interesse pela leitura da obra.



    Tiago Gavina

    ResponderEliminar
  5. onde eu consigo esse livro pra fazer download?

    ResponderEliminar