quinta-feira, 28 de maio de 2009

Admirável Mundo Novo


O livro que li neste terceiro período chama-se "Admirável Mundo Novo" e foi escrito por Aldous Hyxley.
Gostei muito de o ler , pois sempre gostei de ler livros sobre genética e assuntos relacionados com esse tema, e é desse assunto, em parte, que este livro trata. Fala de uma sociedade completamente organizada num sistema de castas, em que as pessoas são condicionadas quer biologicamente quer psicologicamente. As pessoas tomavam doses de felicidade através do Soma ( droga permitida no futuro), e as ideologias eram inculcadas nos indivíduos quando se encontravam a dormir.
Este livro descreve uma sociedade ode imperava o excesso de ordem, onde todas as pessoas eram logo desde a nascença condicionadas mentalmente para viverem em harmonia numa sociedade que chegava a ter os seus desejos controlados pelo Soma, sendo a liberdade de escolha restrita a poucas matérias de vida.
Não vos conto mais nada sobre este livro para vocês o possam ler, e possam desfrutar tanto como eu, pois o prazer da leitura ainda não foi condicionada na nossa sociedade.

4 comentários:

  1. Olá Tiago

    Tive de corigir o seu texto. Releia-o, por favor e veja se não alterei o espírito. Creio que não.

    Ainda bem que gostou da obra. Lembro-me de a ter lido quando tinha a sua idade e de ter ficado muito impressionada.
    Gostava de saber se houve alguma coisa que o chocou. Gostaria de viver nessa sociedade?

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  2. Eu nao gostaria de viver nesta socieadde pois esta é demasiadamente organizada, o que por vezes não é benéfico.
    Apesar de nos dias que correm isso pudesse vir a ser benéfico penso que em excesso poderia tornar-se prejudicial, por isso penso que não aguentaria viver numa sociedade tão organizada como a que é descrita neste livro. Foi esse mesmo assunto que mais me chocou, o excesso de organização, e os condicionalismos que as pessoas são sujeitas.



    Tiago Gavina

    ResponderEliminar
  3. Bem, pelo que sei, já muitos leram este livro e acharam uma obra impressionante. Apesar de ainda não ter lido esta obra, parece-me interessante pois retrata um modelo de sociedade, ou seja, as normas, as atitudes e comportamentos com que a sociedade se guia.
    Para finalizar, gostava apenas de referir que no mundo actual já existem algumas sociedades com um sistema bastante organizado que é o caso da Singapura, que pelo menos a nivel económico é dos países com maior sucesso e tranparência no mercado económico.



    Rodolfo Guimarães

    ResponderEliminar
  4. Olá rodolfo

    Aconselho-o a ler. Vale a pena! Mas vai ver que não gostaria de viver assim: trata-se de uma sociedade onde não há liberdade e onde o seu destino está condicionado pela casta a que pertence. De qualquer forma, é fascinante ver o que nos anos 30 se imaginava para o futuro do homem e o que o autor achava possível que a humanidade fizesse. E a verdade é que uma sociedade como aquelas é mesmo possível. Se deixarmos que ela aconteça...

    Cedcília Furtado

    ResponderEliminar