sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Jogo do Anjo



O livro que escolhi para o contrato de leitura foi “O Jogo do Anjo”, de Carlos Ruiz Zafón.
Depois de ter lido “A Sombra do Vento” do mesmo autor, apaixonei-me pela sua escrita que nos envolve da primeira à última página e, por isso, senti necessidade de ler mais obras suas.


Esta história passa-se em Barcelona nos anos 30 e fala-nos da vida de um jovem que ambiciava ser escritor: David Martin.
David teve uma infância dificil, primeiramente foi abandonado pela mãe e, mais tarde, viu o seu pai ser assassinado.
Os livros eram a sua paixão e como não tinha possibilidades para os adquirir passava muito tempo na livraria “Sempere”, onde poderia ler inúmeras obras.
Fora convidado para trabalhar numa redacção de um jornal de Barcelona aceitando não só pelo dinheiro mas porque via neste trabalho uma possibilidade de um dia poder escrever algo seu.
Esse dia chegou. Como David teria mostrado aos colegas de trabalho o que escrevia, esta notícia chegou ao editor que decidiu dar-lhe a possibilidade de escrever para uma pequena coluna.
David decide escrever uma história de terror passada em Barcelona. Ao fim de algumas edições era já um sucesso, os leitores exigiam mais histórias e os colegas de trabalho começavam a invejá-lo e, por esta razão acabou por ser despedido.
Pedro Vidal, um milionário que ligado à redacção onde David trabalhava, decide ajudá-lo pois tinha uma grande admiração e necessidade de proteger este jovem, o que mais tarde se justificaria por ter uma divida para com ele: o pai de David tinha sido assassinado no lugar de Pedro.
Vidal já há muito tempo que tentava escrever uma obra prima de literatura, contudo, não era bem sucedido.
É então que David começa a trabalhar numa editora que publica os seus contos de terror sob um pseudónimo. Não era o que sonhava pois gostaria que o seu nome viesse impresso nas histórias, mas os patrões garantiram-lhe que futuramente isso iria acontecer, até lá com o dinheiro que recebia poderia sobreviver.
No entanto, o trabalho na editora começa a ser cada vez mais e David deixa de ter vida própria dedicando todas as horas ao trabalho. Fica gravemente doente.
Surge, nessa altura, uma proposta de um editor misterioso que, oferecendo-lhe uma elevada quantia, quer que este escreva um livro que irá revolucionar o mundo, uma nova religião.
A vida de David está cada vez mais dificil, salientando também a infeliz história de amor com Cristina, a filha do motorista de Pedro Vidal, por quem é apaixonado.
É a partir do momento em que David aceita a proposta do “patrão”, o tal editor, que a sua vida entrará num labirinto onde terá de enfrentar vários perigos para descobrir a origem deste editor, que além de o tornar rico, lhe cura a doença, mas que quase o leva à loucura.

Na minha opinião é um livro extremamente bem concebido e, independente de ser bastante volumoso, lê-se com extrema facilidade e prazer.
Há mistérios da primeira à última página e a história leva-nos por caminhos contrários ao desfecho, surgindo a cada momento algo que não estávamos à espera.
É uma obra envolvente, misteriosa e fascinante, só me desagradando um pouco, em relação à primeira obra, por ser mais fictícias.


P.S: Não se esqueçam de ler este livro, vão adorar!!

6 comentários:

  1. Olá Vanessa

    Bela obra a que leu e belo trabalho o que fez. Parabéns.
    Tal como a Joana, também a Vanessa se tornou uma boa leitora. Fico feliz por si. E boas leituras pela vida fora.

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou do meu trabalho. Realmente o contrato de leitura apegou-me o gosto pelos livros. Vão ser certamente uma companhia ao longo da vida.

    ResponderEliminar
  3. Também li a "sombra do vento" e adorei. Tanto pelo mistério que nos envolve como pela história em si. Tal como a Vanessa, apaixonei-me pela escrita do escritor, o que me levou a ler "o jogo do anjo".
    Ainda não terminei mas estou a gostar da história. Embora não me tenha envolvido tanto como no anterior.



    Débora Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Carlos Ruiz Zafón, um autor sensacional que passei a adorar.
    Li as duas obras que publicou para adultos, "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo", e, por e simplesmente, adorei tanto um como outro.
    Talvez os meus dois livros preferidos, que aconselho todos a ler!

    Ana Catarina Amorim

    ResponderEliminar
  5. Força, meninas. Gosto de as ouvir falar com entusiasmo!

    Ana, diz-se "pura e simplesmente"

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  6. Eu li "A Sombra do Vento" e adorei. Confesso que quando vi a dimensão do livro, me assustei um bocadinho mas a Sra. Professora lá me "obrigou" a ler e eu adorei. Tem uma história muito bonita e misteriosa que prende o leitor da primeira à última página. Pelo que li daquilo que a Vanessa escreveu, entendi que "O Jogo do Anjo" é tão bom ou melhor do que "A Sombra do Vento" e já encontrei um livro para ler nas férias!

    Ana Mota

    ResponderEliminar