domingo, 24 de maio de 2009

O Leitor


“O Leitor” conta-nos a história de Michael Berg, um jovem de 15 anos, filho de um filósofo e de Hannah Smith, uma mulher de 36 anos. Ambos conheceram-se quando Michael tinha apenas oito anos e como estava com icterícia ao voltar da escola passou mal em frente ao edifício onde morava Hannah. Na época, eles mal se falam. Após 7 anos os dois passam a viver uma grande paixão. Eles vêem-se freqüentemente e em uma espécie de ritual: tomam banho juntos, Michael lê para Hannah e depois fazem amor. Passado um tempo, eles desentendem-se e Hannah some de repente.

Anos mais tarde quando Michael, estudante de Direito, é convidado para assistir ao julgamento contra guardas dos campos de concentração nazistas, como o de Auschwitz, onde Hannah foi guarda, os dois se encontram mais uma vez. Michael assiste ao julgamento completo e paralelamente, passa a visitar todos os campos nazistas para saber mais sobre estes. No julgamento, Berg descobre que Hannah é analfabeta e tendo vergonha que descubram isso ela assume toda a culpa de um crime do qual ela é inocente. Ao final do julgamento, Hannah é condenada a 18 anos de prisão.

Michael se forma e passa a exercer sua profissão. Um dia, lembra- se de Hannah e vai à procura de seu paradeiro. Encontrando-a, passa a mandar-lhes cassetes com os livros que costumava ler para ela, sendo novamente o seu leitor. Certo dia ele recebe uma carta da prisão informando que Hannah vai ser libertada, nela vem o pedido para que ele a visite e ajude-a a reconstruir sua vida. Ele vai e encontra uma Hannah velha, mas ainda com o mesmo jeito. Um dia antes de ela sair, Michael recebe a notícia de que ela se enforcou, fazendo com que se sinta um pouco culpado por tudo o que não pode fazer por ela.

Hannah deixa todo o seu dinheiro para a filha de uma prisioneira que saiu viva de um incêndio em que Hannah era uma das guardas responsáveis pelas prisioneiras, mas a filha indica que Michael doe tudo para uma instituição que trate de assuntos relacionados ao Holocausto.

Assim, “O Leitor” é um livro que consegue captar a atenção de quem o lê do início ao fim e nos faz revisitar um período da história: o do nazismo.

3 comentários:

  1. Jonas, leu um belíisimo livro de que fez um resumo adequado. Tentei corrigir algumas questões de língua, mas, por alguma razão técnica, não consigo fazê-lo.
    Vão aqui duas perguntas:

    . o autor não quer apenas contar-nos uma história interessante, pois não? De que quererá falar aos seus leitores?

    . gostou do que leu? Aprendeu alguma coisa com esta leitura?

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  2. Com esse livro, o autor quer que nós reflictamos sobre o período do Nazismo, onde muitos foram mortos. Assim, considerei que essa obra tem um lado histórico, onde retrata todo o sofrimento passado pelos mortos.
    Gostei muito do livro, foi um livro em que pude aprender mais sobre o fascismo.

    Jonas David Monteiro.

    ResponderEliminar
  3. Óptimo, Jonas. Ainda bem.

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar