domingo, 31 de maio de 2009

O Leitor

O livro que escolhemos para ler neste 3º período foi "O Leitor" de Bernhard Schlink. A história passa-se na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial e retrata uma paixão entre um adolescente de 15 anos, Michael, e uma mulher de 36, Hanna. Michael sofre de escarlatina e Hanna ajuda-o numa das suas crises. Mais tarde, o adolescente procura a mulher para lhe agradecer e a paixão é imediata.
Encontram-se diariamente e, ao longo desses encontros, Michael percebe que Hanna gosta que leiam para ela e, assim, a relação dos dois intensifica-se.
Porém, repentinamente, Hanna desaparece misteriosamente da vida de Michael, deixando-o confuso.
Oito anos passados, Michael é já um estudante de direito que assiste aos julgamentos de guerra nazis e fica estupefacto ao ver Hanna como arguida no tribunal.
À medida que o passado de Hanna é revelado em tribunal, Michael descobre que Hanna não sabe ler mas não consegue fazer com que isso seja revelado, pois Hanna não quer.
Hanna é condenada e, ao longo dos anos, aprende a escrever e escreve bilhetes para Michael, enquanto ele lhe manda cassetes com livros lidos em voz alta por ele, para ela.
O bom comportamento de Hanna, fá-la sair em liberdade mais cedo e, quando, depois de tudo planeado, Michael vai, finalmente, buscá-la, Hanna suicida-se.
Na nossa opinião, é um livro bastante interessante. Além de ter uma história fantástica, a escrita é simples e fácil de entender. É um bom livro e recomendamo-lo principalmente a quem não gosta de ler, já que "O Leitor" nos prende da primeira à última página. Leiam!

6 comentários:

  1. Olá ana e Mónica
    Ainda bem que ficaram entusismadas com esta obra. No entanto, para além de contar uma história, o autor, um alemão nascido no pós guerra (creio eu) quer dar a conhecer uma época: aquela em que o protagonista cresceu. O que a caracteriza?

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar
  2. A história passa-se na época do Holocausto. Aliás, é exactamente por isso que Hanna é julgada. Ela é uma ex-guarda dos campos de concentração nazis e é acusada de deixar as pessoas dentro de uma igreja a arder, da qual possuía as chaves e conscienciosamente.

    Ana Mota e Mónica Freitas

    ResponderEliminar
  3. eu que não gosto de ler, ou melhor, depende da história e do livro que leio, fiquei entusiasmada com este. Penso, que até foi baseado nete livro que se realizou um filme à pouco tempo, que dizem ter sido bastante bom.

    Para além disto, a parte que mais gosto na história é a 2a Guerra mundial.

    por isso prometo vos que, talvez, o leia

    isabel taboada

    ResponderEliminar
  4. "O Leitor" um livro que se lê muito rapidamente e que tem uma história fantástica, que tal como nos dizem a Ana e a Mónica, nos prende até à última página.
    Li-o numa tarde e fiquei rendida à história... que tem um final que não esperamos, mas muito bem concebido.
    Um livro que aconselho todos a ler!

    Ana Catarina Amorim

    ResponderEliminar
  5. "O Leitor" é um livro de fácil compreensão, de leitura rápida e fácil. E tal como disseram, é um livro que nos prende até acabá-lo.
    Gostei muito de ler esse livro, porque aprendi muitas coisas nele que não tinha conseguido aprender. Também não gostei do final, esperava que o casal terminassem juntos, mas achei a alternativa que o autor deu fantástica, porque fez manter viva a memória de Hannah para Michael.
    É um livro que recomendo que se leia.

    Jonas David Monteiro

    ResponderEliminar
  6. Este livro, apesar de ser pequeno, tem uma história poderosa.
    Li-o em poucos dias... e gostei muito da história e até do seu final.

    Joana Pinto

    ResponderEliminar