segunda-feira, 1 de junho de 2009

"O carteiro de Pablo Neruda"


A obra que escolhi intitula-se “O carteiro de Pablo Neruda”e narra uma história de amizade entre um carteiro e um poeta de grande sucesso: Pablo Neruda. A acção passa-se no Chipre, na ilha negra.
Mário Jiménez, morador desta ilha, trabalha nos correios locais, onde faz a distribuição de cartas, sendo a casa de Pablo Neruda a mais visitada, o que leva à criação de uma grande amizade.
O empregado dos correios, apaixonado pela jovem da estalagem, pede auxílio a Neruda para que com os seus poemas conseguisse que esta se rendesse aos seus encantos. Mais tarde acabam por casar-se. Entretanto o poeta é nomeado para embaixador do Chile em França.Com isto, a vida de ambos tomou rumos diferentes, mas o sentido da amizade prevaleceu.
Tempos mais tarde, deparado com uma doença que o levará à morte, Neruda, volta à ilha, local de que tinha saudades. Devido ao seu estado agravado de saúde, acaba por morrer pouco tempo depois.


Em suma, não sendo eu grande apreciadora de leitura, em termos de tamanho é um livro bastante acessível, mas que por outro lado não desperta muito interesse. Dos poucos livros que li, este foi, talvez, o que me deixou menos empolgada.

1 comentário:

  1. Olá Isabel

    Tenho muita, muita pena que a Isabel não se deixe conquistar pelos livros, não só pelo facto de que está a perder experiências fantásticas, mas também porque seria uma excelente oportunidade de aprendizagem do que é escrever com qualidade. O seu texto e a sua compreensão do que leu mostram bem as lacunas que tem a esse nível.

    Veja, D. Isabel, se um dia dá o braço a torcer e faz um esforço, se não for por outra razão, pelo menos pela questão prática. Pode ter a certeza que progrediria em termos de escrita e de compreensão.

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar