segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cem Anos de Solidão


O livro que escolhi para o contrato de leitura deste período foi "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Márquez.
A história passa-se na fictícia aldeia de Macondo, a qual é fundada por José Arcadio Buendía, líder da comunidade.
Em pouco tempo, a aldeia transforma-se em cidade devido à visita de um grupo de ciganos, que trazem descobertas ao seu povo. Por entre estes, encontra-se Melquíades, um velho sábio que faz amizade com José Arcadio Buendía e lhe conta as histórias das suas diversas viagens pelo mundo. Este feiticeiro fica a viver em Macondo, morre passado algum tempo e o seu espírito vai ser visto, e chega mesmo a falar com algumas personagens. É assim, uma personagem muito importante da história devido ao seu lado misterioso, que no final vai ser desvendado.

José Arcadio Buendía é casado com Úrsula Iguarán, e são a primeira de sete gerações da família Buendía Iguarán. Deste casamento nasceram três filhos: José Arcadio, Aureliano e Amaranta. A estes juntar-se-á Rebeca, que vai ser adoptada numa altura em que José Arcadio já está senil.

A história desenrola-se à volta desta geração, dos seus filhos e respectivos descendentes, com a particularidade de que todas as gerações vão ser acompanhadas por Úrsula, que vai viver 150 anos.

Na minha opinião, Gabriel Garcia Márquez elabora assim uma excelente obra, na qual engloba variados temas da sociedade, tais como, o amor, a sexualidade, os problemas sociais e políticos, a guerra, a morte, as forças sobrenaturais, entre muitos outros.


Este foi um livro bastante interessante, o qual gostei de ler. Para mim, o que dificultou um pouco a leitura desta excelente obra, foi a repetição dos nomes de algumas personagens ao longo da história.

Recomendo que leiam e espero que gostem tanto como eu.

1 comentário:

  1. Olá Gabi

    Parabéns, rapariga! Leu uma obra que é um dos marcos da literatura do século XX e que, embora fascinante, não é de leituranada fácil.

    Fico muito, muito contente por ver que a Gábi conseguiu crescer a níval da leitura e que se aventura por literatura com L grande.

    Tenho a certeza que este gosto que descobriu aqui a vai acompanhar pela vida fora. Ganhou um aliado para a vida. Ainda bem!

    Cecília Furtado

    ResponderEliminar